domingo, 31 de julho de 2016

MITOLOGIA...

Mitologia, por que tanto fervura de pensamentos em algo tão invisível?
Foi uma resposta do home primitivo para entender o mundo e suportá-lo ver seguir adiante o tempo carregando fardos pesados sobre as costas?
Foi à criatividade humana olhando o céu iluminado num tempo, noutro obscurecido com respingos de claridade estrelar, tendo a lua abaixo como um ponto claro para respingar na imaginação essa criação: o Mito?
Era a dor de ver perder um filho querido ferido nos campos de batalha, que seria o futuro guerreiro da tribo e tomaria conta dos bens e poder que deixaria o pai?
Por que o mito?
Fora simplesmente asas da imaginação dos mais afeitos a criação, dando lugar para sair do lugar comum enquanto se afastava da suposta boa vida que levava, e quando surgiu às agruras, se entregou a acreditar no invisível para suportar a dor?
Mitos, muita importância para todas as épocas,  deixando o tempo de criá-los tantos, tornando  especial  o maior de todos: Deus de ontem e de hoje.
Deuses de todas as horas, afazeres, desejos, guerras, de todos os atos do homem. Deuses Gregos que sustentaram a alma humana durante o correr da existência para uma  fuga desabalada da realidade a qual o cercava.
Deuses imortais, celestiais e terrenos, dos mares, desde o fundo deles até a superfície.
Deuses dos materiais, das colheitas, das bebedeiras, dos amores perseguidos, desencontrados, achados e jogados fora, deuses dos belos corpos despidos unidos pela paixão.
Esses Deuses mitos foram achados para o bem andar e aceitar da mente humana, que era só sofrer ou só prazer por se manter no poder?
O mito sumiu um dia quando a luz que iluminava o homem quase irracional olhou para o outro e disse: vinde a mim homem quase animal, quero te mostrar uma coisa. Essa roda que gira inventada não sei quando nem por quem, é uma roda mundo que pensa e quer evoluir para deixar de ser manipulado pelos deuses, achando que dos galhos e folhas e flores e frutos daquela árvore,  e pedras e fervuras nas águas abissais, e explosões atmosféricas no céu da imaginação pode vir a salvação para os problemas.
Vamos pensar juntos e resolver questões em companhia, assim afiamos o cérebro na fervura do pensamento racional e achamos como resolver os problemas humanos em grupo.
Então foi  no ruminar da racionalidade que um dia desmistificou o mito e alargou os horizontes da mente humana.
Zé Sarmento