domingo, 22 de janeiro de 2017

TÁ OSSO!

Tá OSSO
Meus ossos de uma hora pra outra pegaram se rebelar com minha presença sempre exigindo deles mais esforço pra chegar em algum lugar de difícil alcance.
Nas corridas malucas pra perder peso, uma hora empacou, me fizeram estancar de supetão, por se amolecer por entre as minhas carnes e dizer pra que eu não saísse do lugar. Castigo pra quem se acha ainda um menino e não quer ver no tempo um parceiro que exaure.
Ralhou: isso não é vida, companheiro de luta, irmão das mesmas angústias. Somos sangue do mesmo sangue, filhos do mesmo DNA, temos que entrar num acordo, preciso ser cuidado com mais zelo pra durar igual durará toda estrutura mole do seu corpo.
Noutras corridas pra chegar primeiro nas oportunidades que apareciam, meus ossos também se fizeram amolecer. Se revoltaram.
De uns tempos pra cá anda me avisando: segure a onde meu irmão, somos do mesmo corpo, da mesma estrutura, regados pelo mesmo sangue, o que você engole, a me chega pelos teus excessos.
            Meus ossos querem me fazer retrair na corrida  pra se colocar e tentar as coisas boas que a vida tem pra dar.
Toda vez que meus ossos acham que excedo para o plantio de algum feito que acho razoável, pra me colocar  perante a sociedade, eles me deixam no chão sem poder se levantar.
Quando estou ávido pra chegar correndo feito um tantã em algum lugar, muitas vezes meus ossos dizem que esqueço de que ter uma vida saudável é melhor, pois, com o tempo, outros elementos que formam o corpo humano, que participam dos mesmos eventos, logo estarão pedindo arrego.
Quando ocorre de se revoltar, meus ossos acabam amolecendo, se tornando uma espécie de borracha que não quebra quando enverga, mas me retira às forças para que  meu corpo não chegue onde quero, nem a mente fique alegre.
Nessas ocasiões acabo ficando puto com os meus ossos, quando me ponho a me arrastar  no lugar que me encontro clamando a eles que tornem a endurecer, foi pra isso que os milhares de séculos existiram, pra formar o ser humano como é hoje, com ossos obedientes e equilibrados.
Diz: não, meu irmão, tou agindo com você desse modo pra segurar sua onda, sua loucura de querer estar em todo lugar se desgastando de forma a me deixar com menos tempo de vida. Sou sua parte mais dura como elemento de sustentação do teu corpo, mas não sou dono da sua mente, de seus desejos, por causa disso, uso da artimanha e do poder que tenho, que pra mim é sabedoria, de te segurar, quando eu passo a ficar  mole nas tuas junções e armadura esquelética. Se ficando mole, levando você a cair e se arrastar, não consigo lhe deixar parado por muito, imagine se não usasse dessa arte de amolecer. Sou ossos sábios, entendi com o passar do tempo que só amolecendo  por dentro pra lhe fazer entender que tem hora que as paradas às reflexões são necessárias, com isso consigo te parar por fora, te estancar em algum canto do teu ser desobediente, que tá sempre querendo bater no vento que sopra contra  ti.
Acho que meus ossos têm muito ciúme das minhas correrias e buscas e sonhos e realizações. Quer me fazer um João bobo, uma marionete, Zé ninguém, tem ciúme das noitadas franqueadas quando estou de caso amoroso com uma mulher que ele não acha gostosa ou não vai com a cara. Acho que meus ossos acham que quem tem que gozar é eles. Até já se meteram com o meu pau, dizendo a ele que fizesse e agisse como eles agem, amolecesse também nas horas que não comungasse das mesmas idéias e desejos, nas horas das felicidades estremadas. Apesar do meu pau não ter osso, uma vez ou outra quer acompanhar as ideais dos meus ossos. Parece um pau sem caráter, vai pela conversa dos outros, mesmo sabendo que mais tarde pagará alto preço pelas bobagens que faz, do tipo, pegar uma gonorréia.
Tem uma coisa estranha na minha relação com os meus ossos. Parece que eles não me querem ver feliz. Quando rio,  já sinto por dentro do corpo um comichão, são meus ossos agindo pra me fazer retrair e se tornar mais comedido. Outro dia tava eu com os amigos farreando, quando na hora do desfecho do prazer  inigualável, me fez arriar e ficar estatelado sem poder sair do lugar. Tudo amoleceu. Meus amigos ficaram sem saber o que fazer, foi quando tive que acalmá-los, dizendo que com os meus ossos eu me entendia. Daí a pouco fiquei triste, foi quando voltou a endurecer, mais daí a farra acabou, perdi a graça e a calma, senti vontade de pegar uma furadeira, uma serra copo,  esmerilhadeira, moto serra e cortar meus ossos em pedaços minúsculos pra nunca mais eles fazerem feio quando das minhas alegrias. Age nessas horas sempre pra me deixar pra baixo.
Como  grande  parte dos elementos do meu corpo também é mole, e ser meus ossos que formam a minha estrutura firme feito rocha, nessas horas fico sem ter como me movimentar. Acabo comedido pra que eles acabem com a greve racista que fazem pra com a minha pessoa quando está feliz.
Acho meus ossos muito invejosos de mim. Por que sou uma pessoa solta, sem vínculo psicótico com nada, sem apego, livre, leve e solto no pasto feito um  potro em busca de ração que lhe aqueça o estomago e a alegria nas trepadas com uma égua nova. Inveja é uma pedra que se atira na direção de quem não se gosta, mas quem recebe não sabe de que direção partiu, isto é, quando não se conhece quem é o invejoso, mas no caso dos meus ossos, não, eu os conheço, afinal nascemos juntos, somos do mesmo espaço, ocupamos a mesma estrutura, movimentamos no mesmo conjunto pra todo lado, não tinham porque ter inveja de mim, já que aonde vou, os levo.
Em várias situações meus ossos me deixam nervoso, é quando se acham sabichão, e eu o bobão, se acham o Doutor Honoris Causa da sabedoria do equilíbrio da saúde fisica e mental. Enche o saco: para de beber álcool, toma cálcio, come tal fruta com tal letra, você quer que eu morra antes de você pra ficar por aí gandaiando pelas noites com mulheres,  poesias, se empatufando de proteína animal, criando calo na barriga, desgastando os órgãos internos ingerindo o que não presta como alimento. Respeita Zé! Sou a torre da tua estrutura e você é meu com esse corpo cheio de malevolência e certa poesia!

Zé Sarmento