terça-feira, 16 de agosto de 2016

MONALISA DONA MINHA I

Mona Lisa foi namorada, amante, prostituta do Leonardo da Vinci? Por isso ele demorou tanto para retratá-la?

Afirmam as más línguas da história que criador e criatura transformaram o atelier num palco para discussões filosóficas, políticas, críticas, empíricas, sexuais, ou poderia dizer que, além das artes plásticas, também estavam criando um grande POEMA, um livro em PROSA  e VERSO, uma PEÇA de TEATRO, uma  CRÔNICA, um romance ORAL? As discussões também giravam em torno do que viria a ser a nova terra recém-descoberta pelos europeus, precisamente aquela que ficaria em mãos dos portugueses para invadir colonizá-la.

QUE GÊNERO ELES CRIARAM? 

(Leonardo da Vinci além de excelente artista para todos os gêneros, era também falante e bom amante?).

1-Da Vinci-
Mona Lisa, quero falar com você, chega mais perto querida, escuta meus elogios em  expressivas colocações verbais ao pé do teu ouvido, para de cara meu hálito juntar-se ao teu, dizendo que és uma linda mulher de corpo banhado a ouro, um tesouro pros homens como eu posar seus sonhos de artista ao ver-te retrata por mim pintada a óleo sobre madeira de álamo, em moldura dourada nos museus do Louvre e várias cópias no mundo.

(Mona Lisa além de excelente amante e contestadora nas discussões filosóficas, políticas se dava ao luxo de, por essa razão, ser a principal amante do Leonardo?).

2-Monalisa-
Digo a ti Leonardo que o nosso amor começará assim, ao movimento das primeiras pinceladas e que ele me alegrará e ao mesmo tempo  te descontentará pelo fato  de no futuro minha imagem correr o mundo pra ser observada em formação de filas imensas, sendo lisonjeada e desejada intimamente.

3-Da Vinci-
 Sei que irá surgir o contra gosto dos padres, as batinas dos bispos irão voar, mas o nosso amor reagirá em forma de arte, e naturalmente convergirá para o porto certo.

4-Monalisa-
Eles poderão fazer do nosso amor vários pratos de qualquer substância intragável,  nossas pernas não correrão, ficarão para ver nossas atitudes e tua pintura serem plantados para a glória, como ficará o da juventude daquela terra que também te admirará na memória dos anos 70, 80, retirando os falsos heróis generais do poder.



5-Da Vinci-
Nosso amor e discussões entrarão para a história e o mundo todo ficará sabendo da complexa união dos nossos corpos, que seguirão enroscados um no outro só para fazer rir os amarelecidos pela ignorância do seu próprio absurdo e chocar os que se acham santificados em terra de demônio.

6-Mona Lisa-
Vamos, grande paixão, nesse tempo de criação da minha expressão facial corporal, reflexão filtrada pela luz do sol para fazer bem aos teus olhos e a quem me visitar vamos montar nas bestas, são arriáveis, para isso vou soltar o meu sorriso enigmático  pelo misterioso hemisfério daquele país em construção que se chamará Brasil, e alegrar aquela gente de pouca fé no seu poder individual e coletivo para transformar a democracia que só será de  alguns, em democracia de todos, pela miséria vigente os tornar muito dependente de futuros FMIs.

7-Da Vinci-
Solta, sim, pra mim, Mona, o teu sorriso,   dele quero fazer a minha história e marcar o gol que qualquer artista gostaria de marcar na concepção de sua arte.

8-Mona Lisa-
Sim, meu bom homem que Dá Vinci,  mas para isso não podemos ser eternamente cordeirinhos de uma casta minoria de gente, sem soltarmos os braços em direção aos nossos ideais. Pra isso também te pergunto, será que temos que ser eternamente  cordeirinhos pra sermos aprovados, lisonjeados e acarinhados? Está escrito bem na frente dos olhos de cada cidadão, a verdade do futuro daquela gente que ganhará contentamento os nós da subordinação que segura o cinto preso sobre os ombros. Manda aquele homem de farda verde oliva segurando potente arma para fora do destino daquela gente, vai Da Vinci.

9-Da Vinci-
Mando sim, mando sair todos os Generais do destino daquele povo, direi que terão que dá o fora os cachorros sarnentos filhos de jumento misturado com gente. Direi que os vejo como grande sacana, endoidando mais ainda o sofrimento dos que viraram escravos nas mãos dos bacanas da aristocracia e burguesia, descarregados de força por sobre o império da cidadania plena. Direi que eles são o mal da luta dos que viverão na miséria, que serão o mal dá linha de frente de quem sonhará por liberdade nem que seja aparente.

10-Mona Lisa-
Enlouqueça-me a cabeça, Da Vinci, vai, me faça mulher sem equipado sentimento de culpa e me jogue no luxo de sua ternura funda. Depois me envolva com as composições das grades ultrapassadas no abalo das explosões e me atire mortalmente, aí terei uma reação infernal. Meu grito de dor te envolverá de medo e o guerreiro desmaiado por forte dose de gás, morrerá por falta de medicamento nos hospitais do governo por um SUS sucateado. Mas nem por isso te matarei Leonardo, que também poderia ser igual o Picasso do futuro! Quero-te ver entre os mais belos emblemas constitucionais do globo urinando verme viril nos mísseis  de poderosos homens que irão aparecer de  nome Saddam Russein e Jeorge W. Bush, ultrajando os limites do poder desses poderosos homens bestas que fabricarão diversos homens bombas.
CONTINUA...

Nenhum comentário: