terça-feira, 28 de maio de 2013

A FUGA





A FUGA

Não fosse a vivacidade do motorista do caminhão, quiçá lance de pior ventura tivesse ocorrido com as duas seqüestradas no interior do carro: fossem parar num cativeiro com cheiro de esgoto e mofo, inferno de alguma zona urbanística jogada as traças. Visão panorâmica e reduzida que receberia, seria cores ocres de paredes de blocos nus, a luz, iluminação amarelecida reproduzida por lâmpada incandescente pendurada no teto da laje de 60 watts. O desaparecimento de Mãe e filha também traria angústias incontestes para os parentes que, sem saber por onde andariam e em que mãos se encontrariam e em que situação se achariam repercutiria desesperos profundos e os levariam a loucura gastando muito do tempo reduzido que tem um Urbanóide nas delegacias, bem entendido, se não quisessem depender de algum valor para adquirir os trabalhos corruptos de alguns delegados e policiais.

Chamou-me a atenção e me despertou, fato como os buzinaços nos dutos do ouvido das viaturas da polícia perseguindo-os, por ser dia. Gostaria de deixar claro que  se noite sem embaço de chuva, também as luzes vermelhas e azuis giroscópicas, ajudariam a me despertar e faze-me correr para a janela, louco para ver o desfecho de mais uma das tantas ocorrências de desgraça que acontecem todos os dias. Se não os vejo da minha janela, os vejo pelos noticiários da TV.

No silêncio do meu AP fui despertado. Juro que não estava disposto a ver nem ouvir, a mim o silêncio seria mais bem compreendido e para quem fazia, naquela hora, companhia a minha estada em casa, no descanso do lar depois de um dia de trabalho. Olhei porque existiu e estava ali a minha frente gratuitamente. Pesquisas mostram: o que mais chama atenção das pessoas assíduas em vivificar fatos do cotidiano, são as costumeiras confusões encenadas por pessoas que se envolvem nelas. Não tem um que não pare para ver ocorrências como a que eu observei da janela do nono andar.

Perseguidos e perseguidores não pensaram o quanto estavam pondo a população em risco, na operação de resgate, gente que se deslocava por movimentada avenida na hora do encontro, dividindo a expressão de tanta velocidade das viaturas com quem andava na tranqüilidade de um dia comum dirigindo seus carros.

Assisti a um filme ao vivo e em cores. Daqueles bem berrantes. O horror me abriu os olhos sobre a violência urbana, e o vermelho do sangue das vítimas desenhou pintura expressionista e chocante no procedimento do meu rosto, assim como deve ter tornado a cara dos que estavam envolvidos na fuga e na perseguição, rosto de mesma expressão: apreensão, exasperação, medo e fuga dos pipocos das armas adentrando carnes, esvaziando almas. Um tiro a queima roupa na parada repentina fez tombar o policial que, naquele momento, se dispôs a ser o herói da perseguição, e que, mais tarde, se vivo continuasse, ganharia as honras dos que trazem nas atitudes da profissão que exercem o heroísmo com causa. O policial aproximou-se do carro dos sequestrados, este quase engatado na traseira do caminhão, com a arma em punho direcionada para a cabeça do seqüestrador, mas infelizmente para o que seria o herói do momento, não deu, o bandido conseguiu detonar  a sua potente arma primeiro no rosto do da lei. Caiu para trás como se fora um objeto, uma coisa sem perspectiva nenhuma mais.Jazeu  morto instantaneamente.O carona dos seqüestradores fora mais rápido no gatilho, copiando os mocinhos dos filmes do velho oeste americano; quem saca primeiro e atira, permanece vivo até outro evento de mesmo modelo vir ocorrer e a sorte o abandonar.

Percebendo que era hora de fuga, a mãe seqüestrada deu-se ao prazer dela. Pegando a mão da filha sem afagos, saíram pela porta como se fora um raio, mas no mesmo instante, como outro raio vindo dos infernos pelas mãos do seqüestrador que dirigia o carro, saíra à disposição de dois tiros, só a disposição. Percebi que fora essa a atitude, pelos movimentos do braço de quem atira com arma curta, levando a arma à frente para apertar o gatilho no momento que mira o alvo. A natureza trabalhou nessa hora para o bem, deixando as mazelas do mau se desgastar frente  à melhor situação. O revólver do bandido falhou nos dois disparos que tirariam a vida de mãe e filha. Muita sorte teve as duas, ou não era o dia delas?

Agindo assim o malfeitor, encontrou percepção suficiente um policial astuto e seguro no disparo de arma e bom na mira de qualquer alvo, achando que era hora de agir, o alvejou nas costas, fazendo-o tombar. Fora este retirado de circulação, deixando para sempre de fazer e participar dos ritos de fugas e seqüestros. Mais uma bala fora visitar as costas daquele que na hora H teve a má sorte de a arma falhar, vindo acrescentar aos que acham que, quem deve morrer na véspera é peru e não a quem não chegou o dia. Dizendo a platéia geral debaixo que tentavam se esconder das balas e eu, em cima também se esquivando uma vez ou outra, mas sem perder a cena, que mãe e filha nasceram outra vez.

Na fuga alucinada, pulando um muro, mais uma arma fora acionada, apertando o gatilho, o da lei sem sê-la, mas que se diz lei por ser uma lei particular, paga para proteger patrimônio. O segurança de um condomínio achando que estava praticando boa ação, vendo um dos bandidos pulando o muro do patrimônio que protegia, achou por bem, por essa hora, usar da arma e o derrubou ao pular o muro. Como fora rápido para disparar, também  fora para guardá-la. Tem tiro que nunca alguém descobrirá de onde partiu, de que armas, esse para sempre será um deles.

Na troca de tiros entre os oficiais da lei e os de fora dela, notei que na fuga também foram ao chão, fugitivos que escapavam por entre árvores, por serem mirados por miras telescópicas de fuzis dos oficiais dos helicópteros. Não conseguiram que a natureza das folhagens lhes cobrisse então, seus corpos não resistiram aos besouros voadores vindos do alto perfurando primeiro alguns galhos e folhas, indo-os se alojar nos corpos em movimento.

Alguns mortos no outro dia os parentes enterraram, bem dizendo, mais corpos daqueles que acharam melhor ganhar a vida no mele que no duro, para tanto, duros eternos se tornaram, porque é certo que quem tá morto nunca mais  vai querer e poder viver no mole. Dizem que nos infernos a moleza está nas mãos do chefe e suas asseclas virgens. Como acho que não vão conseguir chefiar nem as próprias almas, estes serão entregues aos fornos avermelhados. Viverão no quente para sempre, suando feito pano de cuscuz, esperando um dia que o feioso se apiede do que praticaram entre nós os vivos, e ponha um pouco de ar puro para os descalorar.

Da minha janela retangular do nono andar que dá vistas para o mundo, o filme que assisti, acredito, não fora só meu nesse dia, muitos viram o filme dessa tarde a olho nu também de cima, tendo o céu iluminando a projeção de tanta violência e a terra regada por tanto sangue.

A certeza dessa projeção que fica é aquela onde o ditado popular diz com sabedoria, de que o barato sai caro. Querendo o ganho fácil do dinheiro de um sequestro, pagaram com a vida valor que seria de cada um e ainda saíram devendo, porque a vida de cada matado, não pagaria o que já haviam praticado desde que entraram para o crime.
E você leitor, acha q’ueles são filhos das dívidas que a elite brasileira tem para com quem veio do veio da terra sem pátria ou não tem nada a ver o cu c’as calças?Que para se tornar bandido não importa de que classe social tenha vindo? È conceito para se pensar.


ZéSarmento