terça-feira, 20 de maio de 2014

RESENHA DE UM POETA E LEITOR SOBRE O LIVRO PARAISÓPOLIS.

Paraisópolis

Obra de José Marques Sarmento -ZÉ SARMENTO)

José  M. Sarmento
é uma obra de expressão  que se caracteriza pela qualidade e a força poética que o autor emprega para narrar uma história intrigante, situada na comunidade de Paraisópolis.  
Para quem não é de São Paulo, Paraisópolis é uma grande comunidade que fica próximo ao Morumbi. Ele narra com requinte de detalhe a vida nessa comunidade. Em alguns momentos a dramaticidade chega parecer uma obra de terror,mas não se impressione,a dramaticidade da narrativa de sua obra é uma característica do autor que ele emprega até mesmo nos seus poemas.
                                             Conheço a comunidade Paraisópolis e por um instante me senti  nos seus becos e suas vielas, tamanha é a veracidade da narrativa. Os detalhes da narrativa impressionam bastante. Quem gosta de uma obra descritiva, forte de dramaticidade, compre o livro Paraisópolis. Certamente você vai penetrar  em um mundo real que está mais próximo de você do que você poderia imaginar. Tem alguns trechos da narrativa que não recomendo para menores, devido a ação realista dos fatos.  Hoje essa maioridade chega mais cedo e tudo é  muito relativo. Portanto, essa minha recomendação se esbarra na consciência de cada um. 
                                               O autor poderia ter separado a narrativa do diálogo, ficaria mais com cara de romance e daria ao leitor uma perspetiva diferente. Da forma que foi escrita, ora parece ensaio e ora parece documentário. De qualquer forma é uma obra de valor histórico que eu recomendo e agradeço José Sarmento por ter me presenteado com um livro.                                                   Não sou bom em fazer análise de obra literária, gosto mais de apreciar sem o dever de analisar. Porém, o autor pediu que eu fizesse essa análise. Gostei e digo mais: José Sarmento não perde em qualidade para nenhum autor de destaque nacional.


PORTEL PRADO