segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Encontrei a guerreira que tava procurando.

Este livro, “Ângela: Um Jardim no Vermelho” completa a trilogia da luta de cidadãos brasileiros em busca da casa própria. O primeiro  “Paraisópolis, Caminhos de Vida e Morte”. (2003). O segundo “Bixiga, Um Cortiço dos Infernos”. (2012).
Pesquisando sobre mulheres guerreiras da periferia paulistana que foram exemplar máximo de luta e resistência e ainda não ter encontrado, conheci no dia 06/02/2013 uma dessas guerreiras. Foi quando recebia o prêmio Governador do Estado na Cooperifasp das mãos do Sergio Vaz. Mulher que, pelo discurso, figura e atitude, consegui vislumbrar como personagem que já havia nascido dentro das páginas do meu novo livro. O nome dela é Neide de Fátima Martins Abatti, fundadora e presidente da União popular de Mulheres de Campo Limpo e Adjacência e fundadora da União Brasileira de Mulheres.
Na hora quando a vi falando e contado do que havia passado e realizado, me dei conta que estava diante do meu personagem que leva o mesmo nome do bairro, Ângela. Para conhecê-la somente entrando nas páginas do livro, (quando for lançado) que por meio de híbrida narrativa, realidade e ficção, entra de solapada para entender a realidade de uma periferia sofrida, mas que não se deixou esmorecer pela violência vigente e os descasos dos agentes públicos e privados.
Este livro não terá a pretensão de contar a realidade da vida de quem se doou na lutou a exaustão para melhorar o ambiente periférico, mas humildemente homenageia todas as mulheres, como Dona Neide, que se empenharam na luta cidadã para o mesmo fim. 
OBS:A Imagem não é a capa do livro!!!!