quinta-feira, 19 de setembro de 2024

AQUI TEM HISTÓRIA - A REGIÃO CENTRAL E SUA ARTE POPULAR

AQUI TEM HISTÓRIA - A REGIÃO CENTRAL E SUA ARTE POPULAR
Minha paixão por cinema e literatura desde que aprendi a ler aos 14 anos e assistir aos filmes a parti dos 10 no cineminha da minha vila operaria do DNOCS, São Gonçalo, Sousa, PB, me fez chegar em São Paulo pronto pra correr atrás dos meus sonhos personificados no desejo de trampar com a sétima arte.
Depois de ser ajudante de metalúrgica e auxiliar de almoxarifado por um tempo, no mesmo ano que migrei como retirante da seca, me matriculei pra estudar num cursinho de cinema, três anos depois estava vivendo de diárias de longas-metragens, curtas, documentários e depois muita publicidade.
Gostava dos longas pelo fato de as equipes tornarem minha família, antes vivia muito só por ser tímido e fechadão no meu mundo de ilusão.
O centro da cidade de Sampa com suas ruas movimentadas, era lugar de passagem e paradas pra assistir de tudo que se propagava nelas, antes de chegar à rua do Triunfo, ou depois de sair dela. O Livro Bixiga, um cortiço dos infernos que o diga.
Nas folgas era hora de entrar de cabeça a escrever meus manuscritos, depois usar a remington para datilografar, isto já morando no cortiço da rua Abolição com mais dois amigos que também faziam cinema, um pernambucano e um mineiro, e assistir teatros, filmes e tudo mais.
Antes de ser profissional de cinema me deparei e descobri a estação do metrô São Bento, morava num cortiço no Brás. Aos domingos tinha shows de bandas muito boas, lugar de matar o tempo e esquecer um pouco das memórias familiares e territoriais e viver arte.

 

Nenhum comentário: